sábado, 15 de abril de 2017

Governadora Suely Campos do PP de Roraima

Governadora Suely Campos do PP de Roraima

Maria Suely Silva Campos (Boa Vista, 14 de maio de 1953) é uma empresária e política brasileira. É a atual governadora do estado de Roraima.
Graduada em Letras pela Universidade Federal de Roraima, é casada com o político e ex-governador Neudo Campos e mãe de quatro filhos.
Elegeu-se deputada federal na eleições de Roraima em 2002 então pelo PFL. Em 2008 já pelo Partido Progressista, elegeu-se vice-prefeita de Boa Vista na chapa encabeçada por Iradilson Sampaio.

Governadora de Roraima:

Substituiu o marido e candidato Neudo Campos na disputa pelo cargo de governador do Estado de Roraima nas eleições estaduais em 2014. Obteve a primeira colocação no primeiro turno e venceu o pleito no segundo turno contra o governador em exercício Chico Rodrigues.
Na primeira semana no exercício do cargo nomeou dezenove parentes, entre eles suas próprias filhas e irmã, a diversos cargos na estrutura do estado.
Em meados de setembro de 2015, foi instaurada uma Comissão Parlamentar Especial na Assembleia Legislativa para analisar um possível afastamento da governadora, baseada em uma representação por crime de responsabilidade do Ministério Público de Contas (MPC). Entre as denúncias, estão a de que a nomeação de Neudo Campos ao cargo de consultor especial é inconstitucional e configuraria crime de responsabilidade. Em resposta, o governou afirmou: "O Governo reitera que não foi criado nenhum cargo público através de Decreto e que o ex-governador Neudo Campos assinou Termo de Adesão para atividade de Consultor Especial, sem remuneração e sem vínculo empregatício com o Estado, seguindo os dispositivos da Lei Nacional 9.608/1998. Neudo não recebeu diárias e não fez nenhum pedido de ressarcimento pelas despesas em viagens de interesse do Estado."